Videochamadas Hospitalares, um Direito Humano.

22/08/2021

O Projeto de Lei Federal (PL 2136/2020) que versa sobre visitas virtuais hospitalares por videochamada, foi aprovado na Câmara do Deputados em 30.06.2020 e no Senado Federal em 11.08.2021. Agora segue para sanção presidencial.

Já o PL Municipal 135/2021, de autoria da Vereadora Lu Oliveira, que igualmente trata da realização das videochamadas, também aguarda a sanção do Prefeito de Londrina.

Vitórias de extrema importância para pacientes, familiares e profissionais de saúde, pois após a sanção terão direitos devidamente regulamentados, segurança jurídica no atuar de suas respectivas profissões.

Quando se fala na realização de videochamadas, fala-se em dignidade da pessoa humana, preceito fundamental insculpido no artigo 1º, III, da CF, mais, busca-se a construção de uma sociedade justa e solidária (art. 3º, I, CF), que garanta que ninguém seja submetido a tratamento desumano ou degradante (art. 5º, III, CF), da garantia à informação (art. 5º, XIV, CF). Ainda, a Constituição Federal assegura o direito a convivência familiar (art. 227), no mesmo sentido, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em seu art. 4º.

Importante destacar que o objetivo das videochamadas não é expor a imagem dos pacientes, mas sim expressar afeto e encorajamento, visando o fortalecimento de todos os envolvidos no cuidado, inclusive os profissionais de saúde, pois estes têm sido julgados como tiranos por não realizarem tal contato, sem contar a falta de participação da família na tomada de decisão, fato que sobrecarrega emocionalmente os profissionais e traz insegurança jurídica.

A advogada do escritório Campos e Sottile, Franciane Campos, auxiliou na elaboração dos dois textos dos Projetos de Leis citados, assim como a Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, que em virtude do afinco pela aprovação do PL, teve seu nome dado à Lei pela sociedade, como uma forma carinhosa de reconhecer seus mais de 20 anos trabalhando pela abordagem do cuidado humanizado.

Se você quiser saber mais sobre a aprovação do PL Federal visite a página www.precisodizerqueteamo.com lá você encontrará diversos profissionais que se dedicaram arduamente pelo direito à visita virtual hospitalar por videochamada. Estamos quase lá!


Veja também

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

29/12/2020 - Muito se confunde a obtenção do Consentimento Livre e Esclarecido com a instrumentalização dessa obtenç&a...

HOSPITAL INDENIZARÁ PACIENTE APÓS DESCARTAR NÓDULO QUE DEVERIA SER ENCAMINHADO PARA BIÓPSIA

HOSPITAL INDENIZARÁ PACIENTE APÓS DESCARTAR NÓDULO QUE DEVERIA SER ENCAMINHADO PARA BIÓPSIA

05/07/2019 - De acordo com o processo, a equipe de enfermagem desprezou o material coletado na cirurgia, o que impossibilitou o exame para analisar a p...

Planejamento de cuidados do fim de vida.

Planejamento de cuidados do fim de vida.

22/07/2020 - Em data de 29.06.2020, a Drª. Franciane Campos participou de uma live a convite da Drª Ana Claudia Quintana Arantes, renomada m&ea...

CADASTRO OBRIGATÓRIO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE - PORTARIA 639/2020

CADASTRO OBRIGATÓRIO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE - PORTARIA 639/2020

02/04/2020 - CADASTRO OBRIGATÓRIO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE - Portaria do Ministério da Saúde 639, de 31 de m...

Top